terça-feira, 1 de março de 2022

Rússia e Ucrânia: 1º dia de negociação termina sem acordo, mas tratativas seguirão

















A reunião entre Rússia e Ucrânia, realizada em Belarus nesta segunda-feira (28), acabou sem acordo. A informação foi revelava pela agência estatal russa. As tratativas começaram às 8h de Brasília e duraram cerca de 5 horas.

Segundo fonte ouvida pela agência, uma nova rodada de negociações deve acontecer nos próximos dias. De acordo com a CNN, um assessor de Vladimir Putin, Mikhaylo Podolyak, afirmou a jornalistas que os dois países voltarão para suas capitais para fazer novas consultas.

“As delegações ucranianas e russas realizaram a primeira rodada de negociações. Seu objetivo principal era discutir o cessar-fogo e o fim das ações de combate no território da Ucrânia”, declarou Podolyak

Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky não estiveram no encontro entre as partes. O objetivo da Ucrânia na reunião era conseguir um cessar-fogo, já a Rússia não revelou quais as pretensões para a reunião.

Enquanto a reunião ocorria em Belarus, o conflito em território ucraniano continuou. As cidades de Kiev e de Kharkiv tiveram explosões pela manhã, no entanto, as Forças Armadas da Ucrânia avaliam que o ritmo da ofensiva russa diminuiu.

A reunião aconteceu na cidade de Gomel, em Beralus, cidade na fronteira com a Ucrânia, em uma residência do presidente do país, Alexander Lukashenko, aliado de primeira ordem de Putin.

Para Putin, as medidas são um “império de mentiras”. As declarações de Putin aconteceram durante uma reunião com a equipe econômica, segundo a agência estatal russa RIA Novosti.

“Eu convidei vocês para falar sobre assuntos relacionados a economia e finanças. Mikhail Vladimirovich [primeiro-ministro da Rússia] e eu já discutimos esse assunto. É claro que essas sanções da agora chamada comunidade ocidental são um império de mentiras”, disse o presidente russo.

Além de Putin, estavam no encontro o primeiro-ministro, Mikhail Vladimirovich, o vice-primeiro-ministro, Andrei Belousov, o ministro das Finanças Anton Siluanov, e a chefe Banco Central russo, Elvira Nabiullina.