quarta-feira, 9 de março de 2022

Ministra diz que ameaça a fertilizantes preocupa o Brasil, mas não é caso de pânico

 


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou hoje que viajará na próxima sexta-feira (11) ao Canadá para tentar ampliar o fornecimento daquele país de potássio, fertilizante essencial em várias culturas do agronegócio brasileiro.

A Rússia e Bielorrússia respondem por mais de 40% do volume necessário, mas as exportações foram prejudicadas pela guerra.

Durante entrevista à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, a ministra admitiu que a situação “é preocupante”, mas não chega a ser “caso de sobressalto ou de pânico”, até porque há vários outros exportadores desses produtos.

A atual safra não sofrerá as consequências da guerra. A preocupação maior da ministra e dos produtores é com a próxima safra, a de verão, plantada entre os meses de setembro e outubro.

Tereza Cristina explicou à Rádio Bandeirantes que a visita ao Canadá tem como objetivo reduzir a dependência do potássio exportado pelos países das áreas de conflito.

Para dar ao Brasil autossuficiência em fertilizantes dentro de 30 anos, o governo federal acena com a criação de um plano de estimulo à produção interna