quarta-feira, 2 de março de 2022

EXAME/IDEIA: Lula e Bolsonaro somam 58% das intenções de voto espontâneo

 


Na mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, um dado chama a atenção: a soma das intenções de voto espontâneo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) somam 58%. A pergunta espontânea é aquela em que os entrevistados respondem sem ter os nomes dos candidatos apresentados previamente, ou seja, reflete aquilo que está na cabeça dos eleitores de forma mais imediata. A situação complica a força de uma possível terceira via.

O número faz parte da sondagem que ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 22 de fevereiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05955/2022. A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

 (Arte/Exame)

Maurício Moura, fundador do IDEIA, explica que este fato nunca ocorreu antes na história democrática brasileira. “A polarização faz com que o eleitor decida o voto muito antes e acarreta que ele não mude durante a campanha. Nós tivemos isso na eleição americana de 2020. Os candidatos foram para a campanha sem que houvesse muito espaço de convencimento. As campanhas gastaram muito mais dinheiro levando as pessoas para votar, do que para convencer”, diz.

 (Arte/Exame)

A sete meses do primeiro turno das eleições presidenciais, a terceira via ainda não decolou nas pesquisas. Quando a questão é de forma espontânea, Sergio Moro (Podemos) aparece atrás de Lula e Bolsonaro, com 5% das intenções de voto. Somando todos os nomes citados pelos eleitores (nove no total), o número chega a 10%.

Quando a pergunta é estimulada, ou seja, com os nomes apresentados previamente aos entrevistados, Moro tem 10%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 8%. Neste quesito estimulado, Lula e Bolsonaro somam 69% das intenções de voto.

 (Arte/Exame)

 (Arte/Exame)

Desde que foi lançado como pré-candidato pelo Podemos, Sergio Moro ocupou a terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto. Ciro Gomes, está tecnicamente empatado com ele, dentro da margem de erro. Maurício Moura explica que os próximos meses serão decisivos para a definição de um nome que eventualmente rivalize com Lula e Bolsonaro.

“Fizemos duas simulações no primeiro turno, uma com Rodrigo Pacheco e outra com o Eduardo Leite, potencial candidato do PSD, informação que tem circulado nos últimos tempos. A pesquisa mostra que mesmo que o Eduardo Leite tenha perdido as prévias do PSDB para o João Doria, estatisticamente eles estão empatados na estimulada e na espontânea. E isso dá o gancho para dizer que os números da terceira via ainda são bastante precários”, diz.