sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde avalia reduzir período de isolamento para pessoas com Covid-19

 


O Ministério da Saúde analisa se irá diminuir o isolamento para pessoas com Covid-19. A avaliação inclui não só casos sintomáticos, mas também os de pessoas que não apresentam sintomas. Segundo a pasta, o momento é de cautela e a análise deve se nortear por critérios científicos.

A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 (Secovid), Rosana Leite de Melo, afirmou que ainda não há data definida para a decisão:

— Nas discussões que nós tivemos, não é o momento de fazer isso por conta da Ômicron. A gente ainda está em tratativas. Não tem nada definido, a gente tem que analisar mais e com prudência. Está sendo avaliado com bastante cautela, porque os casos da Ômicron aumentaram exponencialmente e a gente está adequando tudo.

É atribuição da Secovid definir o guia de recomendaçãoes para o isolamento domiciliar para pessoas com Covid-19. Integrantes da pasta discutem nova versão do documento.

A pasta deve diminuir o período de quarentena para pacientes assintomáticos. A avaliação vem na esteira do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, que baixou o período de 10 para cinco dias para pessoas compeltamente vacinadas e que não apresentam sintomas.

A cidade do Rio de Janeiro passou a adotar uma semana de isolamento. No caso de assintomáticos, o período cai para cinco dias desde que o paciente se comprometa a usar máscara de forma rigorosa por sete dias.

O Globo