segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Governadores pedem prorrogação de leitos extras para Covid-19 ao Ministério da Saúde


,















Vislumbrando uma nova onda de internações de Covid-19, em função da variante Ômicron, o Fórum Nacional de Governadores tenta prorrogar junto ao governo federal o credenciamento de leitos especializados para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. O contrato que disponibiliza leitos excedentes aos estados pelo Ministério da Saúde se encerra no próximo dia 31.

As tratativas são encabeçadas pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias. Pelo lado do governo federal, quem está à frente das conversas são ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

A expectativa é que a medida seja prorrogada até fevereiro de 2022. Em nota, o Ministério da Saúde informou que estuda a prorrogação de custeio para 14.254 mil leitos de UTI Covid-19 Adulto e Pediátrico por mais 30 dias para todo o país.

A nova prorrogação do contrato, segundo Wellington Dias, está relacionada ao aumento de casos de Covid-19 e internações no Brasil nas últimas semanas. Para embasar seus argumentos, o governador cita dados do boletim mais recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta um aumento na procura por leitos em diversos estados do país.

CNN Brasil