terça-feira, 25 de janeiro de 2022

STJ nega suspensão de ação penal da Lava Jato contra José Dirceu

 


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou uma liminar pedida pela defesa de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, que pedia a suspenção de uma ação penal contra o político. No caso analisado, houve denúncia no âmbito da Lava Jato.

O vice-presidente do STJ, ministro Jorge Mussi, destacou que a solicitação confunde-se com o próprio mérito da ação. Por conta disso, merece uma análise aprofundada, o que, segundo o juiz, é inviável no plantão judiciário no período de férias.

O Tribunal manteve a tramitação da segunda ação penal contra o ex-ministro. Na decisão, Mussi disse que os fatos serão analisados em momento oportuno pela Quinta Turma do STJ.

Entenda a acusação

Em fevereiro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) no Paraná pediu a condenação de José Dirceu por lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato. O ex-ministro de Lula foi acusado de ter recebido propina no valor de R$ 2,4 milhões de empreiteiras.

A defesa, porém, alegou que José Dirceu já foi condenado por lavagem de dinheiro pela mesma operação e que não seria possível uma condenação pelos mesmos fatos. Devido a isso, uma nova ação seria irregular.

Band