quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Novo golpe consegue clonar chip do celular


















Um novo golpe vem ocorrendo e causando vítimas no Brasil. Ele consiste na clonagem do chip do celular, o que permite o acesso a aplicativos de bancos pelos criminosos.

O golpe é conhecido como SIM Swap, onde o golpista entra em contato com a operadora e pedem a transferência da linha telefônica de um chip para outro.

"Um hábito comum do consumidor é a utilização do mesmo número quando há a compra de um novo aparelho ou perda de seu chip. Para que isso aconteça, precisamos entrar em contato com a operadora e passar os nossos dados, e é aí que o fraudador age" disse Gustavo Monteiro, da plataforma de proteção a identidades digitais AllowMe. "É como se alguém tivesse clonado seu celular."

Para completar o golpe, é necessário que o criminosos tenha em mãos os dados da vítima, para enganar os atendentes da operadora. Em posse da linha da vítima, os bandidos tem acesso a diversos aplicativos, desde o WhatsApp, até aplicativos com dados sigilosos.

Um dos golpes mais comuns é entrar no aplicativo de mensagens e se passar pelo verdadeiro dono, pedindo aos contatos que façam uma transferência de dinheiro por conta de uma situação de emergência.

"Com o acesso ao seu telefone, ele poderá entrar em um app de e-commerce e realizar uma compra utilizando de seu cartão de crédito já cadastrado na plataforma. Isso sem falar em aplicativos de entrega, de transporte. Enfim, são incontáveis os golpes", afirmou Monteiro.