segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Coreia do Norte dispara míssil mais potente desde 2017















A Coreia do Norte realizou neste domingo (30) seu sétimo lançamento de míssil em 2022, levantando temores sobre uma possível retomada dos testes de armamentos nucleares e intercontinentais.

De acordo com a Coreia do Sul, trata-se do projétil mais potente disparado por Pyongyang desde 2017. O lançamento ocorreu na província de Chagang, e o míssil percorreu cerca de 800 quilômetros em 30 minutos, alcançando uma altitude máxima de 2 mil quilômetros, até cair no Mar do Japão.

Segundo o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a Coreia do Norte está “perto de romper a moratória” em testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais. Kim Jong-un anunciou o fim dessa suspensão no primeiro dia de 2020, mas, na prática, o regime não testa armamentos desse tipo desde o fim de 2017.

Por meio de uma nota, o Comando Indo-Pacífico das Forças Armadas dos Estados Unidos condenou o novo
exercício militar da Coreia do Norte e cobrou que o país se abstenha de promover atos “desestabilizantes”. Além disso, garantiu empenho “irremovível” na defesa da Coreia do Sul e do Japão.

Pyongyang tem ignorado apelos dos EUA para voltar às negociações de desnuclearização, que estão travadas desde fevereiro de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula com Kim Jong-un no Vietnã. (Com informações da ANSA)