sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Chuvas deixam mais de 77 mil imóveis sem luz no Paraná, diz Copel

 


Cerca de 77,4 mil unidades consumidoras do Paraná estavam sem energia, até as 14h30 desta sexta-feira (15), segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Desse total, aproximadamente 36 mil unidades estão nas regiões oeste e sudoeste, onde alguns municípios tiveram o fornecimento de energia quase totalmente interrompido, dentre eles, São José das Palmeiras e Diamante do Oeste.

O superintendente de operação, Francis do Alencar Prado, informou que a expectativa é de que até o final do domingo (17) boa parte das cargas esteja restabelecida, mas não deu detalhes da retomada gradual do serviço.

De acordo com a companhia, os imóveis foram prejudicados por causa de uma nova frente fria, que avança sobre o Paraná e forma áreas de instabilidade.

Desde o início da madrugada desta sexta, são registradas pancadas de chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de ventos moderados nas regiões oeste, sudoeste e noroeste.

Segundo a superintendência de Operação da Copel, o evento de quarta (13) para quinta-feira (14) pode ser considerado o segundo maior em número de ocorrências e de consumidores desligados da história do Paraná.

Segundo a Copel, 215 equipes estiveram nas ruas desde a manhã desta sexta, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.


Durante a tarde, havia 2,8 mil emergências para atendimento. Os estragos eram de 40 alimentadores abertos, cerca de 140 postes quebrados e muitos cabos rompidos.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos.

A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973.

Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.