quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Supermercado Extra é notificado pelo Procon por entrega de bandeja de carne vazia até que pagamento seja concluído

 


O Procon notificou nesta terça-feira (19) a rede de supermercado Extra por entregar bandejas de carne vazias até que pagamento seja comprovado.

Os esclarecimentos foram pedidos após uma cliente da unidade do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, denunciar o caso nas redes sociais.

Na segunda (18), a reportagem do g1 verificou que a prática também ocorria na unidade do Cambuci, na região central. Funcionárias das duas lojas disseram que a estratégia era usada para evitar roubos.

VEJA MAIS: Extra entrega bandeja de carne vazia até a comprovação de pagamento no caixa, reclamam clientes

Em nota, o Extra admitiu a ‘falha de procedimento’. Nesta terça (19), a prática já tinha sido suspensa nas unidades.

Segundo o diretor do Procon, Fernando Capez, se for comprovado que o procedimento era adotado por unidades de determinados bairros, a autuação poderá ser feita com base no faturamento global e chegar a R$ 10,9 milhões.

“Vai ser apurado e pode ser que a multa seja aplicada com base no faturamento global, e a empresa que vá se defender depois”, disse Capez ao g1 por telefone.

“É inaceitável critérios de discriminação, em razão do local ou porque qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame”, disse o diretor em um vídeo divulgado pelo Procon.

Caso tenha sido uma determinação do gerente da unidade, o valor será aplicado com base no faturamento da loja.

Em nota, a empresa admitiu que a prática não é pontual, mas declarou que não “não faz parte de sua política de atendimento” e que se trata de “uma falha de procedimento”. O Extra declarou ainda que toda a rede “tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada”.
g1