sábado, 30 de outubro de 2021

Só 12% não votariam nem em Lula nem em Bolsonaro, mostra pesquisa PoderData

 


Pesquisa PoderData realizada nesta semana (25-27.out.2021) mostra que apenas 12% dos eleitores não votariam de jeito nenhum nem em Lula (PT) nem em Jair Bolsonaro (sem partido).

A taxa variou 3 pontos percentuais para cima em relação ao último levantamento. É o mesmo percentual registrado em meados de março.

Esta pesquisa foi realizada no período de 25 a 27 de outubro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 420 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100.000 ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Sem Lula e Bolsonaro, um terço anularia o voto 

Nos 2 cenários de 1º turno sem Lula e Bolsonaro apresentados pela pesquisa, a maior fatia daqueles que rejeitam tanto Lula quanto Bolsonaro votaria em branco ou nulo (28% no cenário 1 e 30% no cenário 2). Moro e Ciro dividiriam o 2º lugar, com 15% ou 16% dos eleitores.

Eis os candidatos do 1º cenário: Sergio Moro (sem partido), Ciro Gomes (PDT), Alessandro Vieira (Cidadania), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), José Luiz Datena (PSL) e Rodrigo Pacheco (PSD). No 2º cenário, Eduardo Leite (PSDB) entraria no lugar de Doria.

Poder 360