quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Paraná confirma retorno às aulas no dia 18 na rede estadual, mas modelo híbrido é adiado para 1º de março

 

Conforme antecipou o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), o governo do Paraná adiou para 1º de março o início das aulas no modelo híbrido em escolas públicas estaduais. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o início do ano letivo está mantido para 18 de fevereiro, mas ainda com atividades remotas por meio do Aula Paraná, na TV Aberta, aplicativo, YouTube, Google Classroom e atividades impressas, assim como aconteceu no ano passado. As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde 20 de março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus. . 

“Nosso plano já previa alguns dias de treinamento. Tivemos um pedido de mais de 2 mil diretores de mais alguns dias para prepararem as escolas com mais eficiência. Também temos a organização do transporte escolar nos municípios, cujo pagamento será antecipado neste mês. É um modelo seguro e com ensino moderno, com aulas híbridas e síncronas, com interação ao vivo”, destacou o secretário estadual de Educação, Renato Feder, durante coletiva de imprensa que aconteceu nesta terça-feira (9) para anunciar o cronograma da rede de ensino.

De acordo com informações repassadas pela Seed, em entrevista coletiva na tarde desta terça (9), até o dia 1º de março, os estudantes terão uma revisão dos conteúdos de 2020. A  Seed pretende abrir as escolas entre os dias 24 e 26 fevereiro com atendimentos agendados, além de promover reuniões online, para que os estudantes recebam orientações sobre o protocolo sanitário e como funcionará o modelo híbrido. O retorno dos alunos será a partir do dia 1º de acordo com cronograma acertado entre a Seed e a secretaria de Estado de Saúde, que prevê retorno por três grupos de faixa etária. 

18 /02 -  início do ano letivo com aulas remotas para reforço dos conteúdos de 2020 e nivelamento;
18, 19, 22 e 23/02 - gestores, professores, pedagogos e demais funcionários passam por treinamento pedagógico e sanitário;
24 e 26/02 - estudantes vão até as escolas seguindo escalonamento para entender modelo híbrido e normas sanitárias;
01/03 - início das aulas presenciais no modelo híbrido.

Como será o retorno escalonado

Primeira semana - Educação Infantil e Fundamental I;
Segunda semana - Fundamental II;
Terceira semana - Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.