quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Doses de vacinas contra Covid-19 congeladas são jogadas no lixo no PR


 












Seu Alvino, de 91 anos, foi até o drive-thru montado para vacinar pessoas do grupo de risco contra a Covid-19, em Cascavel, município do Paraná, nesta quarta-feira (10). Segundo ele, foi necessário sair cedo de casa e enfrentar um ônibus até chegar ao local. Mas, quando o idoso foi receber o imunizante, a dose estava congelada e a enfermeira descartou a vacina no lixo.

A cena foi filmada por uma equipe de reportagem da RIC Record TV, que acompanhava o início da vacinação para idosos com 90 anos na cidade. Nas imagens, é possível ver o momento que a enfermeira até tenta forçar

“Eu vou ver, porque acho que essa [vacina] aqui está congelada. Essa aqui congelou”, disse ela, enquanto descartava o imunizante no lixo.

De acordo com as imagens, a enfermeira ainda chegou a verificar as outras seringa dentro de uma caixa, mas logo percebe que todas foram perdidas. Segundo o jornal, doses congeladsa não podem ser reaproveitadas.e a orientação é descartá-las.

As seringas foram preparadas em um ônibus da Secretaria de Saúde do município e armazenada em uma geladeira que opera a 2,4 ºC, segundo o jornal.

A CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butanta, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac, pode ser armazenada entre 2 e 8 ºC.

Por esse motivo, a principal suspeita é que quando aberta, pela variação de temperatura do ambiente, a dose pode ter congelado.

“Se o profissional percebe algum problema, descartamos as doses e pegamos outras”, afirmou ao jornal a coordenadora do programa de vacinação Ana Carolina Alves.

De acordo com Regional de Saúde de Cascavel, a vacinação sempre é feita com doses extras no estoque para prevenir falhas como essa. Já o Ministério da Saúde recomenda ao menos 5% de doses de sobra.