segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Caminhoneiros e motoristas de aplicativo protestam contra os altos reajustes no valor dos combustíveis


 













Um grupo de caminhoneiros interditou um trecho da BR-316, em Marituba, região metropolitana de Belém, no início da manhã desta segunda-feira (22). Eles protestam contra os altos reajustes no valor dos combustíveis.

Os motoristas fecharam por cerca de uma hora a rodovia no sentido de entrada na capital. Equipes da Polícia Militar acompanharam o protesto e negociaram a liberação da pista, que ocorreu por volta das 9h30. Homens do Corpo de Bombeiro estiveram no local para apagar o fogo ateado em pneus e limpar a pista.

Os sucessíveis aumentos nos valores dos combustíveis tem representado altas nos preços da gasolina e no diesel. Os motoristas pedem a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nos combustíveis.

Na capital, os motoristas de aplicativo organizaram protestos pelo mesmo motivo em diversos pontos da cidade. Equipes da Polícia Militar estão nos pontos que seriam de protesto para garantir o fluxo de carros e negociar com os manifestantes.

No final da manhã desta segunda-feira (22), um grupo de motorista interdita uma das vias da avenida Almirante Barroso, em frente ao Palácio do Governo.

Em nota, a Secretaria de Estado de Fazenda informou que o reajuste do preço do combustível é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal e da Agência Nacional do Petróleo. Logo, o Estado do Pará aplica o preço da Petrobrás.

Sobre a questão do ICMS, o estado afirma que não houve aumento do imposto estadual. Enquanto isto, a Petrobrás e ANP - ambos vinculados ao Governo Federal - aumentaram em quase 35% o valor da gasolina, na refinaria. O Governo do Estado diz que é solidário à população penalizada com os altos preços dos combustíveis.