quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

No ritmo atual, Paraná levaria ao menos quatro anos para vacinar toda a população


 












Para conseguir atingir a meta estipulada pelo próprio Governo do Estado, de vacinar pelo menos 4 milhões de pessoas contra a Covid-19 até o final de maio, o Paraná terá de acelerar – e muito – o ritmo da imunização da população paranaense. Segundo levantamento feito pelo Bem Paraná, considerando o ritmo atual da vacinação o estado precisaria de aproximadamente um ano para aplicar ao menos a primeira dose do imunizante em toda a população de risco do estado, ao passo que para a imunização completa de todos os paranaenses o período ultrapassaria quatro anos.


Para fazer o cálculo, o Bem Paraná se baseou no número total de paranaenses a serem vacinados — 8.736.014 pessoas segundo o IBGE, já que os menores de 18 anos não serão imunizados agora — e também na própria meta da Secretaria da Saúde (Sesa), que prevê vacinar o total de 4.080.110 pessoas até o quinto mês do ano. Além disso, foi feito o levantamento sobre o número de doses aplicadas no estado, dia a dia, de forma a se verificar quantas pessoas estão sedo imunizadas diariamente (em média), considerando-se ainda que os imunizantes utilizados no Brasil devem ser aplicados em duas doses.

No Paraná, a vacinação contra a Covid-19 teve início em 20 de janeiro. Naquele dia, pouco depois das 15 horas, todos os municípios já haviam retirado as suas cargas de imunizantes, a maioria iniciando a vacinação no mesmo dia, embora algumas cidades já tivessem feito vacinações simbólicas nos dias anteriores: em Curitiba, por exemplo, a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, do Hospital do Trabalhador, foi a primeira paranaense a ser vacinada contra a Covid-19, na noite do dia 18. No dia seguinte, Londrina e Maringá, no norte do Paraná, e Umuruama, no noroeste do estado, também deram início à vacinação com eventos simbólicos.

Desde então, 215. 798 doses do imunizante foram aplicadas no estado, considerando-se o intervalo entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro. Descontando os domingos, então, foram 18 dias com a vacinação acontecendo no Paraná, o que dá uma média de 11.989 doses aplicadas da vacina contra o novo coronavírus por dia.

Dessa forma, para alcançar a meta de 4.080.110 pessoas imunizadas, o Paraná, no ritmo atual, precisaria de pelo menos 340 dias de trabalho das equipes de vacinação, considerando apenas a aplicação da primeira dose do imunizante (o que já poderia garantir uma imunização mínima aos paranaenses).

Já para a imunização completa da população acima de 18 anos, seria necessária a aplicação de 17,47 milhões de doses no estado, o que levaria aproximadamente 1.457 dias de trabalho ininterruptos. Ou seja, seriam pelo menos quatro anos vacinando a população, mas como há folgas e feriados, o período chegaria a algo entre quatro anos e meio a cinco anos – e isso sem considerar o fato de que ainda não se sabe qual o “prazo de validade” da imunização, ou seja, quanto tempo a vacina consegue garantir a imunidade do indivíduo.

Principal problema é a falta de estoque de imunizantes

O cálculo feito pelo Bem Paraná chegou a um resultado muito próximo do levantado pelo microbiologista da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Gustavo de Almeida, que levantou quanto tempo o Brasil levaria pra vacinar toda a população, no ritmo atual. A similaridade entre os resultados, inclusive, pode ser uma evidência de que a maior causa na lentidão do processo não seja exatamente a falta de estrutura ou pessoal, mas sim a escassez de vacinas.