domingo, 7 de julho de 2019

Final da Copa América põe à prova nova geração de jogadores

Filipe Luís, Casemiro e Gabriel Jesus durante treino da Seleção Brasileira

A galeria de jogadores campeões com a camisa da seleção brasileira pode aumentar neste domingo com a presença de nomes jovens, badalados no futebol europeu, com sucesso nas categorias de base do Brasil, mas ainda em busca do primeiro título pela equipe principal. Titulares como Alisson, Gabriel Jesus, Arthur, Casemiro e Philippe Coutinho têm menos de 28 anos e esperam derrotar o Peru na final da Copa América, às 17h, no Maracanã, para se estabelecer como alicerces de nova era vitoriosa da seleção.

Sem a presença da grande estrela, Neymar, coube aos coadjuvantes o papel de conduzir o time do técnico Tite à final para tentar resgatar o Brasil de duras derrotas nos últimos seis anos.

A seleção principal ganhou pela última vez um título nesse mesmo Maracanã, ao bater a Espanha na final da Copa dos Confederações, em 2013. Depois disso, o Brasil amargou a decepção na Copa que sediou ao levar 7 a 1 da Alemanha na semifinal e parou ainda mais cedo no Mundial da Rússia, ao cair diante da Bélgica nas quartas de final.

Em edições de Copa América, foram só frustrações nos últimos anos, com direito ao vexame de cair na fase de grupos na disputa mais recente, em 2016, ao ser eliminado pelo próprio Peru, agora rival na final. A chance de passar a limpo toda essa história, portanto, está sob responsabilidade de uma nova e talentosa geração, cujos integrantes também tiveram participação em alguns desses tropeços.