terça-feira, 2 de janeiro de 2018

COM INFLAÇÃO DE 80% AO MÊS, DITADOR REAJUSTA SALÁRIO MÍNIMO EM 40%



Com inflação de 80% só no mês de dezembro, segundo estiumativa da oposição, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou no domingo um reajuste de 40% do salário mínimo, e também para os aposentados.
A agência oficial disse também que Maduro qualificou 2017 como um "ano de assédio aos venezuelanos", de diversas formas: "a desestabilização econômica, traições, violência armada, protestos organizados, sabotagem aos serviços públicos, perseguição internacional, bloqueio econômico e financeiro contra a república". O presidente disse, porém, que a Venezuela conseguiu a paz social e a estabilidade política com igualdade e justiça, "bases fundamentais para a conquista do futuro no ano de 2018".
Maduro lembrou que durante o ano de 2017 o governo decretou seis aumentos salariais. O país, porém, enfrenta uma inflação muito elevada. O oposicionista Henrique Capriles, ex-governador de Miranda, disse no Twitter que o aumento era "uma enganação" para os venezuelanos, já que apenas no mês de dezembro foi de 80% no país. Capriles cobrou ações do governo para controlar a alta nos preços e pediu a saída do presidente, qualificado por ele como "condutor do desastre".