
“Não solicitei, não recebi, não paguei e não tenho nenhum tríplex”, afirmou Lula, de cara, em seu depoimento ao juiz Sergio Moro, da Lava Jato, em Curitiba. Sobre tratativas com o empreiteiro da OAS, disse que podem ter ocorrido conversas obliquas com sua mulher, Dona Marisa, que faleceu. Nada que ele soubesses ou que o tenha envolvido pessoalmente.
A denúncia do Ministério Público Federal sustenta que Lula recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio – de um valor de R$ 87 milhões de corrupção – da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. Parte por meio do triplex 164-A no Edifício Solaris, no Guarujá (SP). Lula é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção. Moro aceitou a denúncia em 20 de setembro de 2016.
Não espanta que Lula tenha se valido de sua mulher, Marisa Letícia, para livrar-se da acusação de que ganhara o tríplex do Guarujá como uma espécie de propina paga pela construtora OAS. Maria Letícia está morta. Foi tudo obra dela, segundo Lula. Foi ela que quis comprar o tríplex — ele, não. Quando visitou o apartamento, enxergou nele mais de 500 defeitos. Mesmo assim, ela insistiu em comprar para fazer investimento, ele não.