quarta-feira, 24 de maio de 2017

RENATO DUQUE ENTREGA FOTO DE ENCONTRO COM LULA QUE DESMENTE PETISTA



O ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, incluiu em sua proposta de delação premiada, nesta terça-feira (23), a foto do seu primeiro encontro com o ex-presidente Lula, em meados de 2012. Essa foto desmente a afirmação de Lula, de que sequer conhecia Duque. A informação é da revista Veja.
A foto, segundo Duque, foi de um encontro com Lula, onde ambos discutiram assuntos das empreiteiras que faziam parte do ‘Clube de empreiteiras’ que agiam na Petrobras. Nesta época, Lula ainda se recuperava de um câncer de garganta. E a operação Petrolão estava nas ruas.
Duque revelou ao juiz Sérgio Moro, em seu depoimento no dia 5 de maio, que Lula, "o grande chefe" tinha total conhecimento do petrolão, sendo o comandante da estrutura criminosa e se beneficiando das propinas do esquema. De acordo com o ex-diretor, Lula tinha o controle do fluxo de pagamentos de contratos que renderiam propinas posteriormente.
O ex-diretor falou sobre três encontros com o petista, sendo que em um deles a pauta foi sobre eliminar as provas contra Lula que pudessem ser encontradas pela Operação Lava Jato. “Nessas três vezes, ficou muito claro para mim que ele tinha pleno conhecimento de tudo e detinha o comando”.
Em uma dessas conversas, já com a Operação Lava Jato, Lula teria orientado Duque a fechar as contas no exterior, por onde recebia as propinas da Petrobras. ‘Ele me perguntou se eu tinha uma conta na Suíça com recebimentos da empresa SBM, dizendo que a então presidente Dilma tinha recebido a informação que um ex-diretor da Petrobras tinha recebido dinheiro numa conta da Suíça da SBM. Eu falei: ‘Não, não tenho dinheiro da SBM nenhum. Nunca recebi dinheiro da SBM’. Aí, ele vira para mim e fala assim: ‘Olha, e das sondas? Tem alguma coisa?’. Falei… e tinha, né? Eu falei: ‘Não, também não tem’, relatou Renato Duque. Lula, nas palavras do ex-diretor, replicou: ‘Olha, presta atenção no que vou te dizer: se tiver alguma coisa, não pode ter. Não pode ter nada no teu nome, entendeu?’.