terça-feira, 30 de maio de 2017

MORTES EM TEMPORAIS LEVAM LEVAM TEMER A ALAGOAS E PERNAMBUCO



O presidente Michel Temer cancelou a agenda de reuniões previstas para este domingo (28), em Brasília-DF, e desembarcou em Maceió-AL, para acompanhar a situação de emergência e calamidade por que passa o Estado de Alagoas e sua capital, após os últimos três dias de temporais que provocaram quatro mortes em deslizamentos de barreiras sobre casas de grotas da periferia. Já são quase mil famílias desabrigadas em Alagoas. O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou estado de calamidade em 13 municípios da região da Mata Sul e também será visitado pelo presidente.
Após passarem o dia visitando as áreas atingidas e atendendo vítimas em áreas de risco, o governador Renan Filho (PMDB) e o prefeito Rui Palmeira (PSDB) recepcionaram a comitiva de Temer, que desembarcou às 16h40 no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Acompanhado dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de mais três ministros, o presidente seguiu para o 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, onde se reuniu com autoridades locais e ministros. 
"Precisamos cumprir a emergência, recuperar logo aqueles danos provocados pelas chuvas. E, mais adiante, já não se trata de emergência, obras indispensáveis que sejam preventivas. Ou seja, temos que proteger as encostas para que não hajam deslizamentos e outros tantos eventos que possam ser levados a risco. Nosso objetivo foi exatamente esse e prestar solidariedade ao povo de Maceió, que, lamentavelmente perdeu quatro de seus habitantes e alguns até, tenho notícias, desaparecidos. [Recurso] vai ser liberado. Para isso que viemos aqui, com o decreto de emergência... Os valores, não tenho ainda. É preciso verificar quais os danos e o que é preciso fazer. Mas, logo, nós teremos resposta para isso", declarou Temer, aos jornalistas que o esperavam no quartel do Exército.
Veja o vídeo do momento e que o prefeito Rui Palmeira, ao lado do governador Renan Filho, relata as providências já tomadas pela Prefeitura de Maceió, onde morreram duas mulheres, um homem e uma criança, vítimas de soterramentos nesse sábado (27), quando foi decretada situação de emergência e calamidade pública.