terça-feira, 16 de maio de 2017

NÚMERO DE VÍTIMAS DE ATAQUE GLOBAL JÁ PASSA DE 200 MIL



O número de vítimas do ataque cibernético dos últimos dias superou os 200 mil em pelo menos 150 países, afirmou neste domingo, 14, o diretor da agência de polícia (Europol) da União Europeia, Rob Wainwright. Agências, forças de segurança e companhias atuavam para restaurar as operações normais e descobrir as causas do ataque.
"Isso é algo que não havíamos visto antes", disse o diretor da Europol em entrevista ao canal de televisão britânico ITV. "O alcance global é sem precedentes", afirmou.
Wainwright também advertiu que pode haver mais problemas quando sistemas de computação forem religados na segunda-feira, após ficarem apagados no fim de semana.
Na Ásia, onde muitos negócios ficaram offline quando o ataque começou a se espalhar na sexta-feira, os governos pediram cautela. A Indonésia emitiu um alerta às pessoas, pedindo que se desconectem da internet antes de atualizar seus softwares de maneira a conter o problema.
"Agora que o fim de semana terminou na Ásia nós podemos esperar casos que não foram descobertos antes", disse Matthieu Suiche, fundador da Comae Technologies, companhia de segurança cibernética nos Emirados Árabes.
Hospitais britânicos estavam transferindo pacientes para lidar com problemas no sistema de marcação de consultas. Na China, os consumidores dos postos operadores pela China National Petroleum não conseguiam usar cartões de bancos e outros sistemas de pagamento, disse a gigante estatal neste domingo. Até a tarde deste domingo (hora local), quase 20% dos postos estavam fora de serviço, segundo a companhia.