terça-feira, 9 de maio de 2017

MORO OUVE BUMLAI COMO TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO EM PROCESSO CONTRA LULA



Nesta terça-feira (9), o juiz federal Sérgio Moro vai ouvir o pecuarista, amigão de Lula, José Carlos Bumlai no processo em que o ex-presidente é réu. Bumlai é testemunha de acusação.
Nesta ação penal, Lula é acusado de receber um terreno e um imóvel ao lado do apartamento do petista, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O terreno seria usado para a construção da nova sede do Instituto Lula. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, a propina foi paga pela Odebrecht em troca de contratos com a Petrobras.
Bumlai e outras duas testemunhas falam a Moro nesta manhã, por vídeoconferência . Outras sete pessoas também são rés neste processo.
O pecuarista foi preso em novembro de 2015, acusado de ter atuado em favor de Lula em irregularidades. Ele foi condenado em primeira instancia a nove anos e 10 meses de prisão. Ele acabou transferido para prisão domiciliar em 2016 e foi solto em abril deste ano.
Lula
O depoimento de Lula está marcado para esta quarta-feira (10), em Curitiba. Ele será ouvido no processo sobre o tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. O ex-presidente é acusado de ter recebido propina da empreiteira OAS.
Lula deveria ter sido ouvido no último dia 3, mas, devido a uma solicitação da Polícia Federal, a oitiva acabou adiada para a próxima quarta-feira (10). O motivo, segundo a PF, foi para organizar a segurança na data, já que há promessas de manifestação no local.
A defesa do petista tenta adiar o interrogatório. A alegação é que falta tempo para analisar novos documentos.