segunda-feira, 15 de maio de 2017

EMMANUEL MACRON ASSUME A FRANÇA E PROMETE PAÍS 'FORTE'



Emmanuel Macron, 39 anos, tornou-se na manhã deste domingo, 14, o mais jovem presidente da história republicana da França. Em uma cerimônia solene realizada no Palácio do Eliseu, o novo chefe de Estado foi recebido por seu predecessor, François Hollande, com quem se reuniu por mais de uma hora – um momento em que os dois líderes trocam informações sobre os códigos do arsenal nuclear do País. A seguir, o socialista deixou a sede do poder, enquanto seu sucessor discursou a políticos, personalidades, amigos e familiares.
A solenidade posse foi comandada pelo presidente do Conselho Constitucional, Laurent Fabius, que discursou. "Hoje, neste domingo 14 de maio, neste momento preciso no qual você assume suas funções, nós lhes dirigimos nossas felicitações mais sinceras", afirmou o ex-primeiro-ministro e ex-chanceler. "Por escolha soberana de nosso povo, você é agora e antes de mais nada o homem de nosso país encarregado de representá-lo em toda parte, na metrópole, no além-mar, na Europa e no mundo."
Uma vez que recebeu as insígnias da Grande Cruz da Legião de Honra, Macron discursou aos presentes em tom otimista, que reprova o pensamento pessimista e declinista sobre o país. "A potência da França não é declinante. Nós temos entre nossas mãos as virtudes de uma potência do século 21. Tudo o que concorre à potência da França será liberado", afirmou, já dando a tonalidade de seu plano de governo.
Macron reafirmou a disposição de "liberar" a economia do país, ao mesmo tempo em que promete proteger "os que se sentem esquecidos pelo vasto movimento do mundo".   "A igualdade frente aos acidentes da vida será amplificada. Tudo o que fez da França um país seguro onde nós podemos viver sem medo será reforçado. O secularismo republicano será defendido. A Europa, da qual nós precisamos, será refundada, relançada, porque ela nos protege", reiterou. "O mundo e a Europa precisam hoje mais do que nunca da França. Eles precisam de uma França forte, que saiba inventar o futuro. O mundo precisa do que os franceses e francesas sempre lhe ensinaram: a audácia e a liberdade".