
O carnaval de Brasília tem crescido ao longo dos anos, aumentando, consideravelmente, o número de foliões nos blocos. Com mais gente nas ruas, a violência tomou conta da folia, em especial nos blocos Baratona e Raparigueiros, no último domingo (26) e terça-feira (28). O fotógrafo Minervino Junior, do Correio Braziliense, flagrou o momento em que um bandido esfaqueou um homem durante a festa. A tentativa de homicídio foi um dos vários casos de violência registrados nos blocos.
O autor da facada é Luan Ferreira Máximo, de 18 anos. Ele foi preso por policiais militares perto da Rodoviária do Plano Piloto e levado à 5ª Delegacia de polícia, na região central de Brasília. Apesar das provas contra ele, acabou liberado pouco tempo depois. A violência assustou, assim como a falta de providências nesse caso.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a avaliação da ocorrência é feita pelo delegado “em sua autonomia constitucional, e não pela Polícia Civil enquanto Instituição. É uma prerrogativa que decorre da Constituição e da lei”, explicou.