sexta-feira, 24 de março de 2017

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO BUIU CONTRA ALIADO DE RENAN EM ALAGOAS



Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Federal em Alagoas bateu à porta de acusados de envolvimento em um grupo criminoso responsável por um desvio de pelo menos meio milhão de reais da Câmara Municipal de São Miguel dos Campos. A Operação Buiu teve apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL).
A investigação motivou o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais, além de 11 mandados de condução coercitiva em São Miguel dos Campos e União dos Palmares. Um dos alvos é o ex-presidente da Câmara de São Miguel dos Campos, Josivaldo de Oliveira Vieira, ó Jó Clemente (PDT), segundo informações dos sites AlagoasWeb e TNH1, confirmadas pelo Diário do Poder.
Jó Clemente disputou em 2016 a sucessão do irmão, o ex-prefeito George Clemente. E mesmo com o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), do governador Renan Filho (PMDB) e do ministro do Turismo Marx Beltrão, foi derrotado pelo atual prefeito Pedoca Jatobá (DEM), com diferença de mais de cinco pontos percentuais em votos válidos.
A apuração foi iniciada há três meses, em razão de dados levantados pela Delegacia de Combate à Corrupção da Superintendência Regional da PF em Alagoas, que identificaram que "um ex-vereador e sua esposa" teriam utilizado terceiros, funcionários fantasmas, para desviar verbas da folha de pagamento da Câmara Municipal de São Miguel dos Campos, tendo resultado, em princípio, no prejuízo de mais de R$ 500 mil aos cofres públicos.