domingo, 27 de julho de 2014

Fase final dos Jogos Escolares é disputada em Foz Iguaçu.

A fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s) começa nesta sexta-feira (25), em Foz do Iguaçu. Até 2 de agosto, cerca de 4.500 atletas de 15 a 17 anos, de 214 municípios paranaenses, disputam as melhores colocações na 61ª edição de uma das maiores competições escolares da América Latina.Foto: Divulgação

A fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s) começou na sexta-feira (25), em Foz do Iguaçu. Até 2 de agosto, cerca de 4.500 atletas de 15 a 17 anos, de 214 municípios paranaenses, disputam as melhores colocações na 61ª edição de uma das maiores competições escolares da América Latina. 

A estimativa é que aproximadamente 7 mil pessoas estarão diretamente envolvidas na competição nos próximos oito dias. São 4.424 atletas, mais de 1,1 mil professores/técnicos, 230 árbitros e mais 60 pessoas da organização direta. O número aumenta levando em conta a participação de chefes de delegações, coordenadores dos núcleos de Educação, staff de apoio do município, equipe de hospedagem, alimentação e pessoal operacional. 

O judô terá suas medalhas disputadas entre sábado e domingo, mesmo período de disputa do taekwondo. O vôlei de praia começa no sábado e os campeões serão conhecidos na segunda-feira. O xadrez também começa no sábado e termina na quarta-feira (30). E encerrando as modalidades iniciais, a Ginástica Rítmica começa sábado e se despede no domingo.

O skate, como modalidade oficial pela primeira vez, acontecerá na segunda e na terça-feira (28 e 29), mesmo período da bocha adaptada. Na quarta-feira (30), começam o tênis de mesa e o badminton, que vão até o último dia. O goalball acontece apenas na quarta-feira (30) e o golf 7 começa também na quarta e se encerra na quinta-feira (31). As lutas serão realizadas na quinta e na sexta-feira, mesmo período da natação.

Segundo a coordenadora-geral dos JEPs, Márcia Tomadon, o Estado tem cumprido o seu papel de fomentar a prática esportiva nas escolas. "O Paraná é um exemplo para o Brasil de como cuidar do esporte escolar. Oferecemos uma oportunidade que é difícil encontrar fora daqui. A nossa competição cresceu, melhorou muito, e hoje o nosso Estado é reconhecido nacionalmente."

PARTICIPANTES – O que faz dos Jogos Escolares do Paraná um grande laboratório de atletas são seus números. Em Foz do Iguaçu, serão 553 escolas públicas e privadas no ensino regular e outras 128 do ensino especial, representando mais da metade dos municípios do Paraná. No total, 214 municípios dos 32 núcleos regionais estarão disputando as modalidades, suas medalhas e troféus e seus recordes.

Das escolas participantes, 10 são federais, uma municipal, 130 particulares e 391 estaduais no ensino regular. No ensino especial, sete são municipais, oito particulares e 113 são mantidas pelo Estado. 

DISPUTAS – Em 2014, foram realizadas as fases municipais e macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná. As fases municipais são de responsabilidade de cada prefeitura. Os 32 núcleos de educação organizaram as fases regionais das modalidades coletivas e os campeões de quatro núcleos se enfrentaram na fase macrorregional, de onde apenas dois garantiram vaga na fase final. 

Até a fase macrorregional, as disputas aconteciam simultaneamente nas categorias B (12 a 14 anos) e A (15 a 17 anos). Para a fase final, duas cidades, duas datas e duas festas para o esporte escolar. A primeira aconteceu no final de junho, em Cianorte, e reuniu mais de 4.000 atletas.

Os Jogos Escolares do Paraná são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, com realização da Secretaria do Estado do Esporte e Turismo e Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte.

agencia de noticias