terça-feira, 22 de julho de 2014

TSE lança simulador de votação da Urna Eletrônica



Está no ar, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Na página, o eleitor pode treinar a votação para todos os cargos em disputa nas Eleições Gerais de 2014 como se estivesse diante de uma urna eletrônica de verdade. Para conhecer o sistema e simular uma votação de forma rápida, didática e divertida.
O Simulador de Votação apresenta, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). Antes de votar, o eleitor deve selecionar o tipo de eleição da qual deseja participar (Brasil, Distrito Federal, Exterior ou Voto em Trânsito). 
Como o Simulador é uma reprodução fiel da urna eletrônica, o eleitor também tem a opção de votar em branco. Todas as instruções estão na própria página.

Simulador de voto pela internet
Nas eleições deste ano, serão escolhidos os novos representantes do país para os seguintes cargos: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador (e suplentes), governador e vice-governador e presidente e vice-presidente da República. O pleito será realizado em todo o território nacional no dia 5 de outubro.