quarta-feira, 3 de maio de 2023

Conselho de Ética do COB afasta Wallace por 5 anos e suspende Confederação de Vôlei
















 O Conselho de Ética do COB decidiu por unanimidade aumentar a suspensão de Wallace de 90 dias para 5 anos afastado das competições oficiais de vôlei. A punição que impedia o jogador a atuar pela seleção brasileira por um ano também foi agravada, após o atleta disputar a final da Superliga mesmo suspenso por incitar ataques ao sugerir tiros contra Lula em uma enquete.

O conselho também decidiu suspender a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por seis meses do sistema do COB. Com isso, fica determinado que o COB interrompa o repasse financeiro à CBV durante o período, bem como qualquer auxílio material.

Para os conselheiros, a CBV “não apenas utilizou-se de artifícios para descumprir a decisão do Comitê Olímpico do Brasil, como permitiu a inscrição do atleta em jogo por ela promovido, desconsiderando decisão da entidade”.

O presidente em exercício da CBV, Radamés Lattari Filho, foi suspenso por um anos de todas as atividades esportivas vinculadas ao COB e seus filiados.

Wallace havia conseguido uma liminar do STJD para jogar as decisões da Superliga. A CBV então acionou o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), que deu ganho ao jogador. O Conselho de Ética do COB, no entanto, alertou que o descumprimento de sua decisão poderia acarretar em “gravíssimas sanções”.

A decisão estabelece que o Comitê Olímpico Internacional (COI) seja comunicado formalmente sobre as sanções aplicadas.

E mais: os conselheiros determinaram que Ministério dos Esportes, Banco do Brasil e TCU sejam avisados igualmente da decisão, “para fins de cancelamento de todo e qualquer financiamento ou ajuda material à referida Confederação”.

O Globo