segunda-feira, 22 de maio de 2023

“Perda de vidas e destruição de lares”: Lula critica guerra na Ucrânia e diz que medidas da ONU “já não funcionam”

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou na sessão de trabalho da cúpula do G7 neste domingo (21), no Japão. Lula criticou a inoperância da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à prevenção de conflitos e repudiou os ataques na Ucrânia.

Em discurso lido na sessão “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”, que reuniu todos os países convidados, Lula afirmou que “os mecanismos multilaterais de prevenção e resolução de conflitos já não funcionam”.

“Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia”, disse o petista, reforçando sua posição desarmamentista ao afirmar que armas nucleares “não são fonte de segurança”, mas “instrumento de extermínio em massa que nega nossa humanidade e ameaça a continuidade da vida na Terra”.

Antes de ler o discurso, Lula improvisou sobre a necessidade de abordar o tema da guerra da Ucrânia na ONU, que não estaria convocando reuniões sobre a pauta.

Na fala, Lula disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “deve se explicar” à ONU, assim como todos os países envolvidos na guerra.

No Twitter, o presidente publicou que tem “repetido quase à exaustão que é preciso falar da paz” e que os combates “aumentam o sofrimento humano, a perda de vidas e a destruição de lares”.

Lula sugeriu novamente que o Conselho de Segurança da ONU, “mais paralisado do que nunca”, seja reformado – declaração já feita em discurso na cúpula no sábado (20).

CNN Brasil