quarta-feira, 31 de maio de 2023

Casal de PMs “mete” atestado de Covid e vai curtir praia na Bahia


 












O casal de namorados Vinícius da Cunha Sette, 33 anos, e Sabrina Santos Araújo Garcia, 29, são soldados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Em dezembro do ano passado, ambos solicitaram folga para viajar no Réveillon a Porto Seguro, na Bahia. O pedido, no entanto, foi negado pelo comando da corporação.

Em 30 de dezembro, com atestado médico por Covid-19 em mãos, os namorados se ausentaram do trabalho por terem, supostamente, contraído o vírus. Durante o afastamento, segundo procedimento investigativo da PMDF, eles embarcaram em um voo comercial, justamente, para a cidade de Porto Seguro no último dia de 2022.

A mulher voltou a Brasília em 4 de janeiro, e o namorado, no dia seguinte. No momento da viagem do casal, todo o efetivo da Polícia Militar estava de prontidão por causa da cerimônia de posse presidencial na Esplanada dos Ministérios, que foi realizada em 1º de janeiro. O atestado de Sabrina era válido por cinco dias, enquanto o de Vinícius lhe dava sete dias de descanso.

A situação gerou “certa estranheza” no comando da PMDF, que decidiu abrir investigação contra o casal. Em um documento, o órgão ressalta que nenhum dos policiais procurou oficialmente a seção administrativa para conseguir as folgas porque “já tinham conhecimento de que tal pedido seria negado”.

Procedimentos de Investigação Preliminar (PIP) foram abertos contra os dois. A reportagem apurou também a existência de um libelo acusatório, documento para expor possíveis atos ilegais contra o soldado Sette. Sabrina Santos é filha do tenente-coronel Alair Garcia Júnior, que está na reserva.

O Metrópoles entrou em contato com a PMDF para entender quais punições os soldados sofreram. Após a publicação desta matéria, o órgão esclareceu que “os policiais militares respondem a processo ético disciplinar que encontra-se em andamento. Não podendo ser divulgado em face do sigilo legal imposto às referidas apurações”.

Até abril deste ano, o casal aparecia como soldados de primeira classe no Portal da Transparência do DF, recebendo cada um remuneração bruta de R$ 7.790,43.

Sette pegou sete dias

De acordo com atestado médico, assinado por uma médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB), o soldado Vinícius da Cunha Sette precisaria de sete dias de descanso para se recuperar bem da Covid-19. Em declaração à PMDF, ele disse ter sintomas na manhã do dia 30 de dezembro e que viajou tomando “todos os cuidados relativos à Covid, utilizando máscaras, álcool em gel, evitando locais fechados”.

Para a PMDF, há indícios de condutas contrárias à disciplina exigida pelo contexto militar e de autoria e materialidade de crime. A corporação sugeriu também, caso seja instaurado inquérito, que a médica preste declarações sobre a situação.

Segundo o relato de Sabrina, o casal de namorados resolveu prosseguir com a viagem por ter entendido que, como os dois estavam de dispensa médica e não poderiam mais comparecer a nenhum serviço da PMDF no período em questão, seria melhor viajar para não perder o dinheiro investido, tomando todos os cuidados necessários.

As passagens de viagem mostram que eles saíram de Brasília em 31 de dezembro e retornaram nos dias 4 e 5 de janeiro, quando o atestado terminava.

Defesa

A defesa de Vinícius Sette informou que ele está respondendo a um processo administrativo na corporação e apenas se manifestará nos autos. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Sabrina Santos. O espaço continua aberto para manifestações.

Metrópoles