quarta-feira, 31 de maio de 2023

Depois do Uruguai, Chile também critica fala de Lula sobre Venezuela


 











O presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou nesta 3ª feira (30.mai.2023) que as violações dos direitos humanos na Venezuela não são uma “narrativa” como disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 2ª feira (29.mai), ao lado de Nicolás Maduro.

“Não é uma construção narrativa, é uma realidade, é seria”, declarou Boric aos jornalistas, em Brasília. Segundo ele, o Chile está feliz que Maduro volte a participar de reuniões multilaterais, mas que não se pode fazer uma “vista grossa” para possíveis violações dos direitos humanos.

“Eu manifestei que não concordo com o que disse o presidente Lula ontem no sentido de que a situação de direitos humanos na Venezuela era uma construção narrativa. Não é uma construção narrativa, é uma realidade, é séria”, disse em espanhol. 

O chileno também afirmou que as sanções econômicas impostas sobre a Venezuela prejudicam os venezuelanos. Falou em fazer um chamado aos Estados Unidos e à Europa para que se levantem as sanções e “deixem o povo venezuelano seguir em frente”.

“Alegra-nos que a Venezuela retorne às instâncias multilaterais. Porque cremos que são nestes espaços que se resolvem os problemas. E não com declarações onde apenas nos atacamos uns aos outros”, declarou.

Boric, que é de esquerda, não é o 1º líder sul-americano a questionar a fala de Lula. Mais cedo, nesta 3ª feira (30.mai) o presidente do Uruguai, Luiz Alberto Lacalle Pou, de direita, se disse “surpreso” com a declaração do brasileiro.

Na 2ª feira (29.mai.2023), Lula recebeu Maduro no Palácio do Planalto com honrarias de chefe de Estado para uma reunião bilateral. O encontro foi o principal marco da retomada das relações bilaterais entre os 2 países, que haviam rompido em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ao final do encontro, o chefe do Executivo brasileiro fez fortes críticas aos Estados Unidos pelo embargo econômico ao país vizinho, que classificou como “pior do que uma guerra”. 

“Eu vou em lugares que as pessoas nem sabem onde fica a Venezuela, mas sabem que a Venezuela tem problema da democracia, que o governo “não sei das quantas”. Então, é preciso que você [Maduro] construa sua narrativa. Eu acho que, por tudo que nós conversamos, a sua narrativa é infinitamente melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você”, declarou Lula ao lado de Maduro.

A reunião desta 3ª feira entre os presidentes é fechada. Só a fala inicial de Lula foi transmitida. Uma parte da fala do presidente da Argentina, Alberto Fernández, acabou também sendo exibida, mas logo foi interrompida. O presidente do Uruguai, porém, transmitiu seu discurso ao vivo em seu perfil no Instagram. 

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, 60 anos, comanda um regime autocrático e sem garantias de liberdades fundamentais. Mantém, por exemplo, pessoas presas pelo que considera “crimes políticos”. Há também restrições descritas em relatórios da OEA (sobre a “nomeação ilegítima” do Conselho Nacional Eleitoral por uma Assembleia Nacional ilegítima) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (de outubro de 2022, de novembro de 2022 e de março de 2023).

Poder 360