sábado, 20 de maio de 2023

Petrobras confirma ofício do Ministério de Minas e Energia pedindo o envio de mais informações ao Ibama

 


A Petrobras confirmou nesta sexta-feira (19) ter recebido um ofício do Ministério de Minas e Energia, solicitando que a estatal reitere o pleito de licenciamento da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas junto ao Ibama e realize “todos os esforços necessários” para comprovar a sustentabilidade do projeto.

No documento, a pasta de Alexandre Silveira ressaltou que a exploração sustentável da margem equatorial é fundamental para “alavancar o desenvolvimento de alguns dos estados com os menores IDH do país, por meio da arrecadação de participações governamentais e criação de emprego e renda para a sua população”.

O MME também pediu à estatal que avaliasse a possibilidade de manutenção da sonda e dos recursos destinados à realização do posso mobilizados por mais tempo para aguardar o avanço das discussões com o Ibama.

Em nota, a Petrobras afirmou que segue “comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável e reforça que atendeu a todos os requisitos previstos no processo de licenciamento”.

Na quarta (17), o Ibama vetou a concessão de licença ambiental a um projeto da Petrobras para a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.

Por O Antagonista.