quarta-feira, 31 de maio de 2023

BR-277, no Litoral do Paraná, é liberada após quatro dias de interdição parcial, mas Estrada da Graciosa é bloqueada


 

















O tráfego no Km 40 da BR-277, em Morretes, no Litoral do Paraná, foi totalmente liberado na tarde desta quarta-feira (31) , após quatro dias de interdição parcial. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Enquanto a BR-277, a Estrada da Graciosa foi interditada às 10 horas desta quarta, por causa das chuvas registradas nos últimos dias. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, a previsão de reabertura é nesta quinta-feira (1º) às 09h.

Medidas semelhantes têm sido empregadas quanto há registro de excesso de chuva em um único dia ou acúmulo de chuva ao longo de dias seguidos. O trecho conta com obras de recuperação de talude em quatro quilômetros, após deslizamentos de terra, rochas e vegetação em meses anteriores, com a chuva causando novos danos localizados e podendo colocar em risco os usuários.

Problemas na BR-277

O bloqueio no km 40 da BR-277 foi causado pelo tombamento de um caminhão carregado com lecitina de soja, um tipo de óleo vegetal no sábado (27), quando a fila chegou a 18 quilômetros. A demora na liberação foi por segurança porque foram necessários procedimentos de limpeza e descontaminação do asfalto.

A mesma BR-277 passa por obras no km 33 desde começo de maio, após afundamento da pista em 7 de março. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) iniciou uma nova fase das obras nesta semana. De acordo com o Dnit, após realizada a etapa de escavações, estão sendo colocadas as pedras do tipo rachão para estabilizar o aterro, em conjunto com a implantação de drenos horizontais profundos.