segunda-feira, 22 de maio de 2023

Com viagens internacionais de Lula, Alckmin fica 29 dias na Presidência

 


Desde que assumiu a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nove países. Com os afastamentos, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu o Palácio do Planalto por 29 dias. Lula também esteve em 11 estados brasileiros. O levantamento foi feito pelo R7 com base nas informações públicas do portal do governo federal.

O primeiro deslocamento internacional foi entre 22 e 25 de janeiro, quando Lula foi à Argentina e ao Uruguai. Dias depois, em 9 de fevereiro, o petista foi aos Estados Unidos se reunir com o presidente americano Joe Biden, onde ficou por três dias. Em abril, o presidente foi aos Emirados Árabes Unidos, à China, a Portugal e à Espanha, por 12 dias.

No início deste mês, Lula foi à coroação do rei britânico Charles 3º, no Reino Unido. O presidente está no Japão desde a última quarta-feira (17). Ele deve chegar ao Brasil na próxima terça (23).

Lula fez, entre destinos nacionais e internacionais, uma viagem a cada quatro dias, considerado o período de 1º de janeiro a 19 de maio. A contagem levou em conta compromissos listados como oficiais. Locais por onde o presidente passou durante as viagens, como escalas e conexões, não foram considerados.

R7