quinta-feira, 2 de março de 2023

Ativista Greta Thunberg é detida na Noruega


















 A ativista sueca Greta Thunberg foi detida na manhã desta quarta-feira (1º) em Oslo, na Noruega. Ela participava de um protesto com ativistas indígenas locais contra a instalação de turbinas eólicas em áreas pertencentes ao povo originário Sami.

Thunberg e outros ativistas foram detidos por bloquear uma das portas do Ministério das Finanças norueguês. A polícia informou que a jovem já foi liberada.

Ativistas indígenas e ambientalistas pedem ao governo norueguês a remoção das turbinas eólicas na região de Fosen, onde ficam as terras Sami. Em 2021, a Suprema Corte da Noruega decidiu que os dois parques eólicos construídos na área, no centro da Noruega, violaram os direitos do povo originário sob convenções internacionais.

As turbinas, no entanto, permanecem em operação mais de 16 meses depois da decisão judicial. Por isso, nos últimos dias, manifestantes decidiram bloquear o acesso a vários prédios do governo em Oslo em protesto.

Os Sami habitam a região há milhares de anos. Segundo a Unesco, há hoje cerca de 80 mil deles, que vivem principalmente no norte da Noruega, da Finlândia, da Rússia e da Suécia, mas o grupo vem sendo ameaçado pela expansão de ferrovias, a exploração de madeira e a construção de barragens na região.

Detenção na Alemanha

Em 17 de janeiro, a jovem foi detida durante manifestação contra a demolição de uma vila na Alemanha para a reativação de uma mina de carvão. O governo alemão pretende reativar a mineração na região para compensar a crise de energia causada pela guerra na Ucrânia.

Por G1.