terça-feira, 28 de março de 2023

Evangélicos pró-Lula tentam frear oposição em bancada da Bíblia


 











Congressistas evangélicos aliados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacam-se na Câmara e no Senado por assumirem posicionamentos dissonantes aos dos colegas conservadores da Frente Parlamentar Evangélica. O grupo tenta frear a possibilidade de a bancada ser usada como plataforma de oposição ao atual presidente.

“Espero que não seja uma bancada criada com o ideal político de fazer oposição ao governo. Tem de ser propositiva. A crítica faz parte do processo democrático e é muito importante, mas não se pode instrumentalizar o que quer que seja aqui dentro do Congresso para comprometer ou atrapalhar qualquer ação pública”, disse a líder do bloco governista no Senado, Eliziane Gama (PSD-MA), ao Poder360.

Eliziane é uma das poucas congressistas aliadas a Lula que assinaram a Frente Parlamentar Evangélica no Senado, criada na última semana. A bancada será presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Segundo o congressista mineiro, o grupo não será pautado por posições político-partidárias, mas não deixará de acompanhar com atenção os movimentos do governo Lula.

“Nossa proposta é dizer com clareza em que acreditamos: na não liberação do aborto no Brasil, contra a liberação das drogas. Mas não será uma frente político-partidária. Queremos ser propositivos. Agora, se o governo quiser colocar em votação pautas que sejam contra os nossos princípios, aí, sim, nós seremos voz de oposição”, declarou Viana.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), vice-presidente da frente no Senado, seguiu a linha de Viana e disse que a bancada “não será oposição ao governo Lula“.

“Vamos deixar isso muito claro. A frente vai orar pelo governo Lula. Vamos fazer oposição política no lugar certo. Até porque há senadores evangélicos da base do governo. Temos que reconhecer que muitos evangélicos elegeram este governo”, declarou no dia de inauguração dos trabalhos da frente na Casa.

Na Câmara, os deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são ligados à pauta evangélica, mas têm posições distintas sobre a participação na frente.

Assim como Eliziane, Benedita integra o grupo formalmente. A ex-ministra de Lula prefere marcar sua posição sobre determinados assuntos sendo integrante da FPE. “Tenho um respeito extremo pela minha fé, pelo meu Deus, e sei que se Deus permitiu que eu e todos os deputados e deputadas fôssemos eleitos para cuidar do povo. Quem se elegeu e teme a Deus, como eu, tem a obrigação de cuidar do povo, e é isso que o presidente Lula já está fazendo”, disse ao Poder360.

Já Henrique Vieira, deputado de 1º mandato pelo Psol, optou por não participar da “Bancada da Bíblia”, apelido que recebe a frente. “A bancada tem premissas e princípios sobre a relação entre religião e Estado muito díspares daqueles que venho defendendo ao longo da minha vida pública e que são estruturantes do mandato coletivo que represento”, disse o deputado.

“A fé em Jesus não prescreve que eu, para ser cristão, preciso me associar única e exclusivamente a agremiações de direita e extrema-direta. A fé age em outro plano. Ela molda meus amores, meus afetos e minhas éticas e me oferece uma experiência de liberdade para eu me expressar politicamente em projetos históricos que, na minha leitura singela e particular, tenham melhores relações com a maneira como leio e experimento a vida com Jesus”, declarou Vieira sobre críticas que recebe de conservadores por seus posicionamentos.

O deputado afirmou, apesar de suas divergências, estar otimista que a frente não adotará o revanchismo político contra o governo.“Especialmente porque conheço irmãos e irmãs parlamentares da Bancada Evangélica que já compreenderam a importância histórica do mandato do presidente Lula e, por isso, estão dispostos a dialogar e a construir propostas e projetos em prol da democracia no Brasil”, disse.

A Frente Parlamentar Evangélica no Senado conseguiu assinaturas de 15 senadores até o momento. São eles: Carlos Viana (Podemos-MG); Damares Alves (Republicanos-DF); Jorge Seif (PL-SC); Zequinha Marinho (PL-PA); Mecias de Jesus (Republicanos-RR); Eliziane Gama (PSD-MA); Magno Malta (PL-ES); Cleitinho (Republicanos-MG); Eduardo Girão (Novo-CE); Marcos do Val (Podemos-ES); Rogério Marinho (PL-RN); Jorge Kajuru (PSB-GO); Soraya Thronicke (União Brasil-MS); Alan Rick (União Brasil-AC); Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Já a Frente Evangélica do Congresso Nacional, mais ampla, consolidada e com a participação de deputados e senadores, ainda não divulgou oficialmente quem são seus componentes. O grupo terá os deputados Eli Borges (PL-TO) e Silas Câmara (Republicanos-AM) como presidentes do grupo no biênio 2023/2024. Em acordo, cada um comandará a frente por 6 meses, em alternância, começando por Borges.

O acordo foi costurado pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que presidiu a frente em 2021, e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada no ano passado. O anúncio do consenso foi feito durante o 1° culto da bancada em 2023. “Tudo nesta Casa é feito com política […] Houve aquilo que mais existe no Parlamento: um acordo entre as lideranças”, disse Cezinha.

Segundo o deputado do PSD, uma das condições do acordo foi o compromisso de que a frente não teria posicionamento de “embate” com o governo Lula.

Eli Borges, presidente escolhido para o 1º semestre de 2023, disse que manterá uma relação “respeitosa” com o governo petista, mas sem renunciar a temas sobre “vida, família e liberdade”.

Por Poder 360