quinta-feira, 30 de março de 2023

Anvisa suspende fabricação e comercialização de alimentos da marca Fugini

















A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. A medida foi tomada após inspeção na fábrica localizada em Monte Alto, no interior de São Paulo, e é válida para produtos em estoque do local.

A informação foi divulgada pela agência nesta quarta-feira, 29. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas.

De acordo a Anvisa, durante a inspeção, foram identificadas falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, e rastreabilidade. Isso pode impactar na qualidade e segurança do produto final. A suspensão ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação.

Em nota, a Fugini, afirmou que a vistoria “gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados”. Ainda de acordo com a empresa, não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos produtos seguem normalmente nos pontos de vendas do varejo.

Ainda conforme a Anvisa, uma resolução será publicada nesta quinta-feira, 30, específica para lotes de maioneses da marca Fugita produzidos na planta de Monte Alto, no período de 20/12/2022 a 21/03/2023.

A nova medida proíbe a comercialização, distribuição e uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.

A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese. O fato foi constatado em uma inspeção sanitária.

Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini, que deverá realizar seu recolhimento.