segunda-feira, 27 de março de 2023

Dilma adia cerimônia de posse no Banco dos Brics


 











A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) assumirá o comando do Banco dos Brics nesta semana, mesmo sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia formal de sua posse, no entanto, será realizada quando o chefe do Executivo remarcar sua viagem para a China.

Dilma seria empossada no cargo de presidente do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento, na sigla em inglês) na quarta-feira (29.mar.2023) com a presença de Lula, em Xangai. Diante do cancelamento da visita oficial do petista, a ex-presidente iniciará seus trabalhos nesta semana antes da sua formalização no cargo.

Antes, Dilma iria à China no “Aerolula”, avião titular de transporte do presidente da República. Agora, deve embarcar em um voo comercial ou pegar carona no Airbus 330 da Presidência, que deve buscar os integrantes da equipe encarregada de planejar os detalhes da viagem que já estão na China.

A ida de Lula à China deverá ser remarcada ainda para o 1º semestre deste ano, possivelmente em maio, mas ainda não há confirmação.

Poder360