sábado, 16 de julho de 2022

Taxa de suicídio de policiais registra aumento de 55% em 2021 no Brasil


 .















A taxa de suicídio entre policiais da ativa das diferentes corporações no Brasil apresentou aumento de 55,4% em 2021, com 121 ocorrências, segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no fim de junho. O número é quase oito vezes maior do que o aumento verificado entre a população em geral, de 7,4%.

Mais um caso foi registrado na madrugada desta sexta-feira (15). Um policial militar matou oito pessoas, sendo seis de sua família e, em seguida, tirou a própria vida no Oeste do Paraná. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Com relação aos dados do anuário, a título de comparação, o total de agentes de segurança que tiraram a própria vida em 2021 é mais da metade do número de policiais mortos em serviço durante todo o ano (190) e o dobro de suicídios registrados na população em geral em estados como Acre, Amapá e Roraima.

Entre os estados com a realidade mais crítica está o Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, há um acumulado de 83% em suicídios de policiais – foram seis casos registrados em 2019, nove registros em 2020 e 15 em 2021. 

Outro estado em situação delicada, a Bahia apresentou aumento acumulado de 152% nos últimos quatro anos. Mas é São Paulo que, em números absolutos e proporcionais, mais contribuiu para a alta – excluindo o estado paulista, a alta em todo o Brasil seria de 18,5%.