quarta-feira, 13 de julho de 2022

Pela 1ª vez, papa nomeia mulheres para comitê do Vaticano


 














O papa Francisco nomeou três mulheres — duas freiras e uma advogada — para fazer parte de um dos principais conselhos do Vaticano que, entre outras funções, aconselha na escolha dos bispos ao redor do mundo. É a primeira vez na história que mulheres participam do grupo.

A nomeação ocorreu nesta quarta-feira (13). As escolhidas foram Raffaella Petrini, vice-governadora da Cidade do Vaticano, Yvonne Reungoat, freira e ex-superior geral de uma ordem religiosa e Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial da Igreja Católica Organizações de Mulheres.

Outros 11 novos membros, entre cardeais, bispos e padres, também foram designados para o conselho, em mandatos que duram cinco anos. O grupo se reúne duas vezes ao mês para discutir a indicação de novos bispos.

Em entrevista no mês passado, o papa Francisco já havia manifestado o interesse em colocar mulheres na instância decisória do Vaticano. “As coisas estão se abrindo um pouco”, disse à agência de notícias Reuters.

Anteriormente, o pontífice nomeou outras mulheres para diferentes departamentos do Vaticano, como a Irmã Alessandra Smerilli, número dois do escritório de desenvolvimento — que trabalha com questões de justiça e paz — e Nathalie Becquart, co-subsecretária do Sínodo dos Bispos.

Metrópoles