sexta-feira, 29 de julho de 2022

Exclusivo: Viagens de Paulo Guedes somam 2 voltas à Terra, mas ele mal saiu do país









As viagens oficiais do ministro da Economia, Paulo Guedes, a bordo de jatos da FAB (Força Aérea Brasileira) desde o início do governo Bolsonaro já somam 79,6 mil quilômetros. Isso é o bastante para duas voltas no planeta Terra.

Apesar da grande distância total, com 76 voos registrados pela FAB, Guedes fez apenas duas viagens internacionais. A maioria esmagadora de seus voos teve como destino Rio de Janeiro, Brasília ou São Paulo.

O foco doméstico chama a atenção quando a agenda de Guedes é comparada à de seu antecessor, Henrique Meirelles, que foi ministro da Fazenda no governo de Michel Temer, de 2016 a 2018.

Enquanto o “Posto Ipiranga” de Jair Bolsonaro voou 76 vezes nas asas da FAB em cerca de 4 anos, Meirelles ocupou os assentos dos jatos oficiais por 297 vezes, em quase metade do tempo.

Em quilômetros, a diferença é ainda mais gritante: Meirelles voou praticamente 6 vezes mais do que Paulo Guedes: 474,5 mil km (o bastante para 11,8 voltas no planeta Terra).

As viagens dos ministros nas asas da FAB foram contabilizados em levantamento exclusivo feito pela consultoria Lagom Data, em parceria com o Monitor do Mercado