sexta-feira, 22 de julho de 2022

Codevasf se manifesta por meio de nota após operação da PF


 












A Codevasf se manifestou por meio de nota sobre a Operação Odacro, desencadeada nesta quarta-feira (20) em São Luís e mais quatro municípios do Maranhão pela Polícia Federal e que resultou na apreensão de aproximadamente R$ 1,3 milhão em dinheiro em espécie.

Na nota, a entidade afirma que “os dois convênios que motivaram as ações de busca e apreensão não são de responsabilidade da Codevasf”.

A Codevasf também afirmou que: “Em qualquer caso, no contexto da execução de convênios, compete às prefeituras municipais realizar os procedimentos licitatórios e as contratações necessárias ao emprego adequado de recursos orçamentários.”

E assegurou que colabora com o trabalho de investigação da Polícia Federal.

Confira a nota na íntegra abaixo:

Em atenção a reportagens que mencionam a Codevasf no contexto de operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (20/07) no Maranhão, a Companhia informa:

1. O processo associado à operação policial tem por objetivo investigar a contratação da empresa Construservice por prefeituras municipais do Maranhão, com o emprego de recursos federais provenientes de convênios.

2. Os dois convênios que motivaram as ações de busca e apreensão não são de responsabilidade da Codevasf. Assim, a ação policial foi empreendida não em face da Companhia ou de qualquer de seus dirigentes ou empregados — ela foi destinada a apurar eventuais irregularidades em contratos de prefeituras com a empresa Construservice.

3. Em qualquer caso, no contexto da execução de convênios, compete às prefeituras municipais realizar os procedimentos licitatórios e as contratações necessárias ao emprego adequado de recursos orçamentários.

4. A Codevasf colabora com o trabalho das autoridades policiais e proverá suporte integral às investigações. A Companhia mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de seus projetos de desenvolvimento regional. Por rigor no controle de procedimentos, a Empresa submeterá à avaliação de sua Auditoria Interna todos os contratos firmados com a empresa Construservice.

Assessoria de Comunicação

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)