quarta-feira, 20 de julho de 2022

Confira quem tem direito ao PIS/Pasep de R$ 3 mil


 














Trabalhadores que não sacaram os abonos de 2019 e 2020 poderão contar com até três saques do PIS/Pasep. A soma dos benefícios podem superar os R$ 3 mil.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, pelo menos 10 milhões de pessoas têm direito a valores a resgatar no fundo. Deste total, 470 mil pessoas têm direito ao abono salarial ano-base 2020 e 320 mil têm direito ao abono ano-base 2019.
Quem tem direito?

Podem retirar o dinheiro cidadãos que trabalharam por, ao menos, 30 dias em 2020 com a carteira assinada. Além de ter trabalhado no ano-base, é necessário que o trabalhador tenha recebido uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos e também precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.

Outro ponto importante é ter atualizado os dados do seu funcionário na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial). Quem estiver com todos os requisitos, pode pegar o dinheiro até o dia 29 de dezembro.

Caso queira consultar se tem direito ao abono salarial e o valor exato que receberá, basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
Como sacar?

Os pagamentos podem ser via conta corrente ou poupança na Caixa, poupança digital ou retirados presencialmente. Veja abaixo os detalhes sobre cada um deles:

Conta corrente ou poupança na Caixa: Valores podem ser sacados com cartão magnético e documento de identificação nas agências da Caixa, casas lotéricas, terminais eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui. Se o beneficiário recebe pela poupança digital pode movimentar o valor no aplicativo Caixa Tem.

Por meio do Cartão Cidadão: é possível sacar nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e postos Caixa Aqui, desde que possua a senha e esteja de acordo com o calendário de pagamento.

Saque nas agências, guichê de atendimento presencial ao público: É necessário levar o documento de identificação oficial com foto e o número do PIS. Esse número pode ser checado no site do Meu INSS, pelo Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), no aplicativo do FGTS e no aplicativo Caixa Trabalhador.