segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Família estão deixando de comer para pagar luz e gás, mostra pesquisa inédita

 

Uma pesquisa inédita mostrou que 46% dos brasileiros usam metade de sua renda ou mais para pagar contas de energia elétrica e comprar botijões de gás. As principais regiões afetadas são Norte e Nordeste.

O estudo, encomendado pelo Instituto Clima e Sociedade ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), mostra que 40% da população deixou de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos para poder pagar luz e gás.

Em todo o Brasil, 22% reduziram a compra de alimentos básicos para arcar com os gastos. No Nordeste, o percentual é de 28%. As informações são do O Globo.

O Ministério da Cidadania disse, em nota, que o programa Auxílio Gás alcança quase 5,6 milhões de famílias de baixa renda. O valor, de R$ 52, visa ajudar os brasileiros a adquirirem botijões.

Para aliviar o peso das contas de luz, há o programa de tarifa social de energia elétrica, que dá descontos entre 10% e 65% a famílias de baixa renda. Atualmente, são 12,4 milhões de beneficiários e, a partir deste mês, "há potencial para concessão do benefício para mais 11 milhões de famílias".

Para chegar às conclusões, o Ipec ouviu mais de 2.002 brasileiros com mais de 16 anos de idade em todas as regiões do país em novembro de 2021.