terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Anvisa “sinalizou positivamente” para liberação de autoteste de Covid-19, diz Queiroga













 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10) que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) “sinalizou positivamente” para a liberação do autoteste para a covid-19.

“A Anvisa já sinalizou positivamente e solicitou ao Ministério uma política pública. Mas há muitos medicamentos que são aprovados, mas não entram como política pública. Se já é complexo ter o teste feito por um profissional de saúde, imagina em um País com 200 milhões de pessoas, vamos ter a rastreabilidade?”, disse.

Queiroga disse ainda que existe a possibilidade dos autotestes serem vendidos nas farmácias, mesmo sem distribuição pelo Ministério da Saúde. “Isso é muito possível e o Ministério sinaliza positivamente que a população possa ter acesso a esses testes”.

O autoteste é um exame rápido de antígeno que pode ser feito pela própria pessoa, sem necessidade de ir à farmácia, laboratório ou hospital. A sua venda é proibida no Brasil, porém são usados como estratégia de política pública em países da Europa e nos Estados Unidos.

Entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, a procura por testes de covid-19 em farmácia registraram alta de 50% na comparação com a semana anterior (20 a 26 de dezembro), de acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). No período, a quantidade de resultados positivos saltou de 22 mil para 94 mil.

Poder 360