quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Polícia de Rio Preto resgata 66 cães de raça após denúncia de maus-tratos

Cães viviam dentro de uma casa em bairro de Rio Preto — Foto: André Modesto/TV TEM

A polícia apreendeu mais de 60 cães de raça após descobrir um canil clandestino no Parque da Liberdade, em São José do Rio Preto (SP) na manhã desta quarta-feira (19). Ao todo, a Polícia Militar encontrou 66 shih-tzu em situação irregular no local.

Segundo a polícia, houve várias tentativas de vistoria na casa, mas a moradora nunca deixou os policiais entrarem na residência. Policiais conseguiram entrar após uma decisão judicial, com apoio do Departamento de Bem Estar Animal. Não havia nenhum responsável no imóvel.

De acordo com a polícia, todos os cães são da raça shih-tzu, sendo 60 adultos e seis filhotes. Os animais viviam soltos por todo o imóvel. Segundo a polícia, o mau cheiro e as péssimas condições de higiene, aliados ao barulho incomodavam toda a vizinhança.

A moradora deve ser autuada em R$ 198 mil por praticar ato de maus-tratos a animais domésticos e pode responder por crime ambiental.

Os animais foram recolhidos e levados para o Centro de Zoonoses de Rio Preto. Os animais foram recolhidos pelo Departamento de Bem Estar Animal e serão encaminhados para doação após estarem aptos.