quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Vem Pra Rua lança ferramenta “Tchau, Queridos”




O Vem Pra Rua lançou nesta terça-feira (28) o site “Tchau Queridos”, a ferramenta de tecnologia cívica e fact-checking, vai ajudar os mais de 140 milhões de eleitores a tomar a melhor decisão na hora de escolher seus candidatos em outubro.
No site, os eleitores encontram a lista de deputados e senadores nos quais a população não deverá votar, a iniciativa é uma parceria com o Ranking dos Políticos e inclui todos os parlamentares com ficha suja na justiça e com meu desempenho no Congresso. Os internautas podem saber, por exemplo, como os políticos votaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no afastamento do senador Aécio Neves (PSDB), no pedido de cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB) e no afastamento do também emedebista e presidente da República, Michel Temer.
Na plataforma também é possível ver as listas de processos que cada parlamentar responde na Justiça, das pessoas físicas e jurídicas que financiaram campanhas, assim como o crescimento da evolução patrimonial de políticos que deveriam representar a população brasileira e não interesses próprios e privados.
Boa parte das informações usadas são públicas: TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tribunais de Justiça dos estados e Congresso Nacional. O “Tchau, Queridos” também usa a base de dados da iniciativa de renovação política “Ranking dos Políticos”.
Mobilização digital – O Vem Pra Rua conta com os seus colaboradores e mais de 2 milhões de seguidores no Facebook para difundir a iniciativa de tecnologia cívica. No site, os eleitores podem compartilhar banners de políticos que não estão alinhados com a democracia.
Se determinado político responde a processos na Justiça, por exemplo, o internauta pode distribuir essa informação via Twitter e Facebook. Ao clicar no nome do parlamentar e do candidato, uma nova janela é aberta para que a população possa escolher a informação que quer compartilhar. (Com informações Vem Pra Rua)