sábado, 25 de agosto de 2018

Chuva de granizo destelha casas e alaga hospital em Turvo

Uma estimativa do órgão aponta que 300 casas foram danificadas em Turvo, na região central do Paraná (Foto: Sandra Lustosa/Divulgação)

Um temporal atingiu Turvo, na região central do Paraná, na tarde desta sexta-feira (24). De acordo com a Defesa Civil, casas foram destelhadas e um hospital ficou alagado após a chuva de granizo que durou cerca de cinco minutos.

Até a madrugada deste sábado (25), a Defesa Civil havia atendido a 800 ocorrências. Setenta pessoas estão desabrigadas e foram para um ginásio de esporte da cidade. Não há registro de feridos.

Uma estimativa do órgão apontava, ainda na sexta, que 300 casas foram danificadas. Lonas estão sendo distribuídas aos moradores no Centro da cidade. Os prédios da prefeitura e da Polícia Militar (PM) também sofreram danos.

O G1 entrou em contato com o Conselho de Segurança de Turvo na manhã deste sábado, mas os dados ainda não tinham sido atualizados.

Contudo, foi informado que o número de casas danificadas é maior do que o divulgado na sexta-feira.

Conforme a PM, os bairros que tiveram mais casas danificadas foram São Filadélfia, Jardim Alegre, Jardim Vitória, VIla Jaime e parte do Centro. A Defesa Civil também informou que a cidade está sem energia elétrica desde as 16h. A luz voltou por volta das 23h.

No Hospital Bom Pastor, a enfermaria - onde ficam os pacientes internados - não foi atingida. Segundo a direção, foram afetadas a sala de emergência, setor de raio-x, consultórios e salas do centro cirúrgico.

O Corpo de Bombeiros de Guarapuava, também na região central do estado, enviou equipes para auxiliar no trabalho.

De acordo com a Prefeitura de Turvo, foi decretado estado de calamidade pública. "Quem puder ajudar com lona, cobertores, alimentos e roupas podem levar até o salão ou na assistência social", informa um comunicado oficial.