sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Tribunal Superior Eleitoral pode julgar Lula já nesta sexta



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou uma sessão extraordinária para esta sexta-feira (31) que pode julgar a participação do petista Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral gratuito.
Preso desde abril pela Lava Jato, Lula pediu registro para concorrer à Presidência, mas a candidatura foi contestada em diversas ações na Justiça Eleitoral porque sua condição jurídica esbarra na Lei da Ficha Limpa: Lula é ficha suja.
Nesta quarta-feira (29), o Partido Novo, do presidenciável João Amoêdo, reiterou pedido para que o ministro Luís Roberto Barroso vete a participação de Lula no horário eleitoral gratuito, que começa na sexta (31). O primeiro programa dos presidenciáveis vai ao ar no sábado (1º ).
Os ministros também vão analisar os pedidos de registro de candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).
Nos bastidores do tribunal há divergências sobre se o registro de Lula também será analisado na sessão. O prazo para a defesa se manifestar termina nesta quinta (30) às 23:59.
A sessão está marcada para 14h30.
A decisão de discutir a participação de Lula antes do início do horário eleitoral gratuito foi costurada pelos três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que compõem o TSE: Rosa Weber, presidente da corte, Luís Roberto Barroso, vice-presidente e relator do pedido de registro de candidatura feito por Lula, e Edson Fachin.