sexta-feira, 27 de abril de 2018

OPERAÇÃO ENCERRA ATIVIDADE DE SITE RESPONSÁVEL POR 4 MILHÕES DE CIBERATAQUES



Uma operação internacional, encerrou, nesta quarta-feira (25), com a atividade do site “webstresser.org”, responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos que fizeram vítimas no mundo todo. 

AS ATIVIDADES DO SITE FORAM ENCERRADAS NESTA MANHÃ
Segundo a Agência Nacional do Crime (NCA), do Reino Unido “Piratas informáticos de todo o mundo utilizaram o site webstresser, que podia ser alugado por apenas US$ 14,99 para lançar mais de quatro milhões de ataques”. Os criminosos utilizavam o site para lançar “ataques por negação de serviço”, com objetivo de invadir uma rede ou um computador com pedidos, para o impedir de funcionar.
A operação prendeu pessoas em diversos países, na Escócia várias pessoas foram detidas. O Ministério do Interior, na Croácia, informou que ontem (24), um cidadão de 19 anos, que geria o site, foi preso.
Duas pessoas, uma de 19 e outra de 21 anos, foram presas na Sérvia, suspeitas de serem os administradoras do site. O Ministério do Interior sérvio explica que o webstresser.org era considerado o maior do mundo em matéria de aluguel de serviços para ataques cibernéticos.
As autoridades de cinco países, entre eles, Holanda, Canadá, Croácia e Sérvia, com apoio da Europol e da polícia escocesa, prenderam seis pessoas que faziam parte do grupo criminoso que atuava por detrás do webstresser.
A NCA identificou e realizou buscas em um endereço no norte da Inglaterra, associado a um indivíduo suspeito de ter envolvimento no ataque em novembro de 2017, que afetou sete dos maiores bancos britânicos. A agência ressalta que os bancos, “viram-se obrigados a reduzir as suas operações, o que desencadeou custos de centenas de milhares de libras para repor o serviço”.
Em seguida, a agência identificou na Holanda, uma organização criminosa e trabalhou em parceria  com a polícia holandesa para encerrar a atividade do grupo. A investigadora da NCA, Jo Goodall ressaltou. “Por natureza, o cibercrime é uma ameaça que atravessa que atravessa as fronteiras, e a nossa resposta deve assentar numa colaboração estreita entre os serviços”.
Jo Goodall acrescenta que as detenções efetuadas nos últimos dois dias, “mostram que a internet não garante um anonimato absoluto aos infratores, e nós esperamos identificar outros suspeitos ligados ao site nas próximas semanas”.
A porta-voz da Europol, Claire Georges disse que novas medidas serão adotadas contra os utilizadores do site na Holanda, Austrália, Itália, Reino Unido, Hong Kong e na Croácia, e que entre elas podem estar detenções. O proprietário do site poderá ser condenado a uma pena de um a oito anos de prisão. (Com informações Diário de Notícias)